Nossa equipe

segunda-feira, 19 de maio de 2008

NOSSA TRAJETÓRIA

Salve Queridos Amigos!

Num post "relâmpago", vou comentar sobre essa imagem que vi no orkut de uma amiga e, que me fez refletir.

O passado de nossas vidas representa algo consumado. Os efeitos produzidos por ele, enquanto presente, denotam a experiência ou apenas más lembranças.

Geralmente, ouvimos por aí que um efeito produzido por uma ação teve causa no destino ou acaso. Temos uma teoria na física, a chamada teoria do caos, que estuda de forma profunda a origem de acontecimentos na natureza como, por exemplo, furacões e outros fenômenos.

Sem entrar nas teorias físicas, o destino é mencionado, em sua maior parte, quando os efeitos são negativos e/ou devastadores. Esse quadro aplica-se numa catástrofe, numa perda familiar, numa doença, ou mesmo em uma vida de infelicidades.

Na realidade não existe nada sem uma causa. Se contrairmos uma doença grave, por exemplo, temos como causa o descuido de nosso corpo, ou o tipo de relações que nos cercam, ou até mesmo a somatização do estresse e dos problemas que temos ou criamos.

A questão central é não lamentar o infortúnio pelo qual estamos atravessando e, sim, pensar nas atitudes que mudarão nossas vidas desse ponto em diante.

Aquela força de vontade, vencida pela preguiça, subjugada por vários motivos que nós inventamos está lá! No mesmo lugar onde sempre esteve. Em nosso interior.

Precisamos da ciência de que nós temos o comando de nossas ações. Se dissermos: eu posso! Eu consigo! Conseguiremos sem a menor dúvida.

Sabendo disso, antes de nos entregar ao "destino fatal", ao "rumo inevitável das coisas", temos obrigação de refletir sobre nossos próprios erros, aprender com eles e projetar nosso futuro baseado nessa experiência.

Como disse nosso querido Chico, detentor de uma humildade e sabedoria ímpar, apesar de tudo, se quisermos, podemos mudar, começar e construir outra versão de nossas vidas.

Deixo aqui a frase de Francisco Cândido Xavier que marcou esse post: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: