Nossa equipe

domingo, 22 de outubro de 2006

INCÊNDIO MATINAL


INCÊNDIO VIZINHO...

Por Gustavo R.

Pessoal, esta manhã acordei com barulhos de estouro e sirenes. A ficha demorou para cair... quando fui até a sacada descobri que uma casa abandonada ao lado do meu prédio estava em chamas. Essa casa (vazia na hora do incêndio), diga-se de passagem, servia de abrigo temporário e/ou refúgio para moradores de rua, as vezes alguns marginais, enfim, qualquer pessoa tinha acesso livre já que não possuia portas chaveadas ou qualquer resistência aos invasores.
Os bombeiros já estavam tentando controlar o fogo. A chama chegou a subir até a altura do sétimo andar. Desci até a rua, juntei-me aos demais vizinhos e registrei alguns momentos pelo celular que estava a mão... Foi realmente uma sensação horrível. Aproximadamente, o fogo foi extinto em uma operação que durou de 40 a 60 minutos. Com três unidades móveis, os bombeiros obtiveram sucesso alternando os jatos de água, ora de uma unidade, ora de outra. Parabéns ao corpo de bombeiros de Passo Fundo pela dedicação e pronto atendimento!!!As causas do incêndio ainda não foram reveladas, mas assim que eu obtiver as informações estarei atualizando o post!

Agora pela tarde eu tive a oportunidade de fazer algumas perguntas para as moradoras do quinto andar, que moram na lateral do prédio localizada em frente a casa que foi incendiada:Segundo as moradoras Denise e Graciela, na hora do incêndio a reação imediata foi pegar o celular e sair do apartamento para tomar conhecimento da situação. Elas falaram que fragmentos de telhas se chocaram contra os vidros das janelas da cozinha, sacada e banheiro, que as cordas do varal foram parcialmente derretidas e algumas roupas queimadas. As cinzas e a fumaça da combustão deixaram a sacada completamente suja.Já a juliana, moradora de outro apartamento do mesmo andar, não estava em casa na hora do incêndio, mas ficou supresa ao ver o vidro da janela da cozinha rachado, a sujeira e o mal cheiro provocados.

Como podemos entender alguns desses fenômenos?De uma forma simplória, no caso desse incêndio, alguma coisa ( talvez uma fogueira feita por alguém que passava a noite, talvez uma pane na fiação antiga, e outras hipóteses...) provocou o fornecimento da energia necessária para que a madeira (material que constituia a casa) entrasse em combustão.O produto dessa combustão (quando completa) gerou gás carbônico (CO2), água (H2O) e uma energia liberada na forma de calor.
O produto incompleto da combustão originou cinzas, conhecida também como fuligem, e água (que foram carreadas pelas correntes quentes de ar até as sacadas e apartamentos de alguns moradores). Esse calor se propagou, por irradiação, de sua fonte, onde concentra-se uma maior energia e temperatura (a casa), para os corpos que possuem energia e temperatura inferiores (a lateral do edifício). A quantidade de radiação que um corpo emite depende de sua temperatura. Quanto mais quente, maior a quantidade de calor emitida por radiação.A quantidade de energia que um corpo absorve ao ser atingido por radiações também depende do tipo de superfície. É mínima se a superfície é clara e lisa, e máxima se ela é preta. Isso explica como as tiras de borrachas pretas colocadas na parede do edifício para estilizá-lo derreteram enquanto a parede teve pequenos danos.

As equações da reação de combustão da madeira caracterizam um processo exotérmico e podem ser escritas de forma simples como:
MADEIRA + O2 ------> CO2 + H2O + ENERGIA (na combustão completa)
MADEIRA + O2 ------> C + H2O + ENERGIA (na combustão incompleta)

OBS.: Qualquer informação ou comentário que vocês obtiverem postem na página!
Eu serei muito grato.
Um abraço a todos!

Nenhum comentário: